CULTURE, LEADERSHIP
AND HR 4.0

Pesquisa de Clima Organizacional: É o momento para obter o feedback dos colaboradores?

KeyWord: Plano de Desenvolvimento Individual

Ter receio de aplicar a Pesquisa de Clima em momentos difíceis, é tão eficaz quanto pensar que não devemos ir ao médico para receber um diagnóstico apropriado.

Um RH estratégico utiliza a Pesquisa de Clima Organizacional, justamente para validar as ações aplicadas e planejar novos processos. É essencial para criar um planejamento voltado em atender às principais necessidades que líderes e profissionais têm em relação ao novo formato de trabalho, por exemplo.

O fortalecimento da Cultura, a manutenção ou a mudança de hábitos e crenças de uma empresa é o resultado da implantação de novos processos e novas estruturas para enfrentar desafios, como refazer uma estratégia ou um modelo ultrapassado de negócio.

A cultura evolui de acordo com o andamento desse importante trabalho. E, a Pesquisa de Clima Organizacional quando bem aplicada, é um dos instrumentos de base para apoiar decisões sobre o que planejar e o que priorizar.

A Pesquisa de Clima Organizacional é uma das principais metodologias utilizadas por empresas que querem qualificar seus resultados. E é assim, porque foca no fator tido como o mais importante para a sua operação: o capital humano e suas relações.

Para as pessoas, incluindo os profissionais mais novos das gerações Y (1980 a 2000) e Z (1990 a 2010), aspectos como ambiente de trabalho, clima organizacional e perspectivas de carreira aparecem em destaque ao lado dos fatores ligados à remuneração como salário e bônus.

Ao buscar cada vez mais a satisfação pessoal, as pessoas estão enfatizando uma preocupação crescente com a escolha de onde, com quem e com o que trabalhar. Elas querem assumir cada vez mais o protagonismo de sua carreira, enquanto as organizações buscam garantir suas vantagens competitivas e a sustentabilidade dos seus negócios através do uso efetivo da gestão do capital humano.

Uma pesquisa recente da PwC com 473 CEOs no mundo, mostrou que contratar talentos, está mais difícil para 52% dos CEOs brasileiros e para 62% dos globais. Logo, as medidas para reter profissionais capazes de inovar e gerenciar demandas em mundo em transformação digital, está cada vez mais desafiador. Ações de retenção e desenvolvimento, precisam de instrumentos que sejam capazes de medir o quanto as lideranças, as práticas e processos estão sendo efetivos.

Para resgatar a esperança das pessoas, pós um período de mudança e até trauma, transparência e direcionamento são fundamentais. Um estudo da Harvard Business Review, dos Estados Unidos, apontou que 70% dos funcionários se sentem mais engajados quando a liderança comunica a estratégia e os atualiza constantemente.

Agora, como engajar quando as pessoas estão inseguras em relação ao cenário?

Avaliar as medidas adotadas para gerenciar o momento de crise, é passar a mensagem de que a empresa está preocupada em escutar seus colaboradores e inclinada a sempre adotar melhores formas de comunicar, cuidar e desenvolver. E isso, transfere uma sensação de maior segurança.

Uma das missões do RH e das lideranças, é gerar ambientes férteis para a colaboração, produtividade e bem-estar. Quando isso tudo é atrelado a tecnologia, potencializamos nossa capacidade de gestão estratégica.

Incluir as pessoas nas decisões que afetam suas vidas, ajuda a engajá-las. E cabe ao RH e lideranças, promover um ambiente flexível de verdade, com diretores dispostos a romper barreiras hierárquicas e a descentralizar a tomada de decisão, permitindo que os funcionários falem o que pensam e contribuam com novas ideias. Para isso, é necessário pedir para que falem.

Se você quer saber mais sobre como conduzir esse processo, entre em contato conosco.

Saiba mais sobre como ajudamos RHs e líderes nesse tema em http://34.199.120.237/gestao-de-clima-organizacional/ 

 


Continue acompanhando nossos artigos e dicas sobre Gestão Estratégica de RH, caso tenha dúvidas ou opiniões, entre em contato e vamos conversar sobre as soluções para os desafios de garantir o seu desenvolvimento organizacional.


NOSSAS REDES SOCIAIS

FACEBOOK – https://www.facebook.com/dhoconsultingbrasil

INSTAGRAM – https://www.instagram.com/dho_consulting/

LINKEDIN – https://www.linkedin.com/company/dhoconsulting/


Camila da Gama – Consultora de Desenvolvimento Humano e Organizacional | Executive Coach

Mentalidade de Crescimento

Vamos conversar?.

Se você está interessado e quer saber mais sobre como fortalecer sua equipe de líderes e a cultura de sua organização, entre em contato conosco.
plugins premium WordPress

Ficou interessando?.

Se você quer saber mais sobre como fortalecer sua equipe de líderes e a cultura de sua organização, entre em contato conosco.