CULTURE, LEADERSHIP
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Como promover o engajamento da sua equipe remotamente

Para superar desafios, focar no engajamento das equipes que estão trabalhando remotamente, deve ser uma das maiores prioridades das organizações.

Saber como ter equipes engajadas é um passo essencial para quem está buscando melhores resultados em seu negócio.

Como aumentar o engajamento de equipes em trabalhos remotos

Atualmente, um desafio de todas as empresas, independente do porte, área de atuação e localização é fornecer uma estrutura adequada e que promova o engajamento de seus times em um sistema de trabalho à distância.

Não é de hoje que muitas empresas sofrem de problemas que afetam diretamente seus resultados em vendas, competitividade, produtividade, inovação, entre outros. E os períodos de incerteza e desafios podem ampliar esse problemas caso não haja planejamento e gestão estratégicas de pessoas, principalmente quando há a necessidade de realizar mudança no ambiente de trabalho.

Para superar desafios, focar no engajamento das equipes que estão trabalhando remotamente, deve ser uma das maiores prioridades das organizações.

Entenda como promover o engajamento e potencializar a sua equipe remotamente.

No mundo dos negócios, nos escritório, linhas de montagem, laboratórios, entre outros, uma das principais fontes de engajamento tem a ver com a consciência coletiva de pertencimento organizacional.

Colaboradores engajados valorizam especialmente a qualidade da comunicação e dos relacionamentos com a equipe e com a liderança, a visão estratégica dos negócios e o orgulho da empresa, vinculado à reputação que ela tem no mercado. E isso, não muda no trabalho remoto, muito pelo contrário, toda estratégia de recursos humanos e endomarketing precisará trabalhar ainda mais nesses aspectos.

Um aspecto dos mais relevantes é a qualidade da comunicação, que também carrega o conceito de transparência entre equipes e líderes, para promover o engajamento dos colaboradores, principalmente se pensarmos na dinâmica do trabalho remoto, é necessário investir massivamente em canais de comunicação, informativos corporativos e direta da liderança.

Mas, antes de detalhar um pouco mais o que precisa ser feito para engajar as equipes remotamente, vale a pena listar os benefícios de estimular esta consciência coletiva do engajamento para a organização:

  • Aumento do nível de comprometimento e motivação;
  • Maior produtividade;
  • Cultura organizacional colaborativa;
  • Melhoria nos relacionamentos interpessoais;
  • Maior sinergia, fluidez e dinamismo das demandas;
  • Efetividade no funcionamento dos processos;
  • Equilíbrio das necessidades;
  • Maior integralização;
  • Agilidade e eficiência nas atividades;
  • Redução substancial da rotatividade;
  • Estruturação de um quadro consistente de colaboradores;
  • Alcance dos resultados desejados;
  • Crescimento contínuo e acelerado da organização.

Então, o que precisa ser feito para ter equipes engajadas em trabalhos remotos?

01. Maior atenção dos pontos de comunicação

É comum, dentro das organizações, colaboradores apontarem que o fluxo de informação não flui livremente, prejudicando o desenvolvimento do senso crítico e gerando muita informação desnecessária, ou seja, não se inova na comunicação. Podemos imaginar então, quão prejudicial é quando esse fluxo de informação problemático é levado para o trabalho remoto.

Por isso para melhores resultados nesse caso, é importante focar na qualidade da comunicação. Esse esforço por uma comunicação assertiva é reconhecido pelos profissionais, e isso gera, naturalmente, mais motivação e engajamento.

Embora os profissionais não possam marcar presença física, a tecnologia também facilita os encontros a partir de programas de chat, chamadas e videoconferências. É importante ter agendas específicas para tratar de temas relevantes, ter pautas recorrentes para garantir que as informações importantes cheguem até as pessoas. Exemplo: Reuniões de alinhamento de projetos e follow up de entrega, feedback mensal para reconhecer e apontar oportunidades de aprimoramento, planejamento do próximo mês, compartilhamento de informações corporativas.

02. Mais participação

Além de uma comunicação eficaz e constante, é importante garantir que os profissionais remotos interajam de mais maneiras e com mais pessoas do que apenas aqueles que eles trabalham diretamente.

Essa é uma forma de aumentar a interação é a combinação de funções de serviços complementares entre as equipes. Isso ajudará no sentimento de valorização, dando mais oportunidade para quem pretende crescer na empresa, indo além das suas atribuições cotidianas.

Promover uma integração que vai além do expediente como: happy hours virtuais, grupos de jogos virtuais, watch parties de eventos e webinars, também são alternativas interessantes. E essa sugestão é justificável, pois a tecnologia ajudou a conduzir os negócios de maneira mais eficaz e também é uma ferramenta que ampliou a conexão social em todo o mundo.

03. Reconhecimento e Apreciação

O reconhecimento e a apreciação pelo trabalho dos colaboradores é a forma mais direta de mostrar a importância deles para a equipe.

Dessa maneira, é importante agradecer ou recompensar amplamente as pessoas que trabalham remotamente. Pode quase parecer um reforço de um relacionamento já pouco pessoal. Mas, por outro lado, uma demonstração de apreciação individualizada requer pouco esforço e pode ter um impacto positivo.

Apostar nas pesquisas de satisfação é uma ação importante também. Assim, periodicamente é possível mensurar como as estratégias têm surtido de efeito nos colaboradores remotos, contribuindo para ajustar eventuais necessidades com base nas respostas deles.

04. A confiança entre Líder e Liderado

A relação de confiança que se estabelece entre líder e liderado também tem um impacto forte no engajamento.

Essa confiança, pode ser expressada de algumas formas, duas delas podem ser evidenciada quando:

1 – O profissional tem completo entendimento sobre o que é esperado dele e, sabe como utilizar suas melhores habilidades para alcançar resultados.
2- Pesquisas de clima revelam alto grau de satisfação em relação a liderança.

05. Ações que geram confiança

Bem, este é um processo complexo e contínuo. Não é uma ação e sim uma forma de ser do líder e da organização, sendo ela física ou digital, nacional ou global. Alguns dos pontos a serem observados são:

  • Primeiro ter definido propósito, missão, valores, visão e estratégia.
  • Possuir liderança visível que empodera as pessoas, provê uma narrativa estratégica forte sobre a organização e que descreve de onde ela vem para onde ela está indo.
  • Gerentes engajados que estabelecem um foco para as suas equipes e dão a elas responsabilidade, as treinam, dão suporte e as desafiam.
  • Colaboradores por toda a organização com liberdade tanto para reforçar quanto para desafiar as crenças existentes. Colaboradores vistos como elemento central para definir soluções e inovar.
  • Integridade organizacional – os valores pregados na parede refletidos nos comportamentos do dia a dia, não existindo contradição entre o que dito e o que é feito.

Avançar neste tema envolve diversas variáveis a serem descobertas pela organização, pois cada empresa possui circunstâncias específicas. No entanto, o melhor lugar para procurar respostas é com os seus profissionais. Procure fortalecer os canais de comunicação e escutar sugestões para se sintam parte da mudança.


Essas foram algumas dicas que podem fazer a diferença na suas estratégias para manter manter profissionais remotos engajados e ávidos em continuar a manter a produtividade elevada.

Continue acompanhando nossos artigos com temas sobre Gestão Estratégica de Pessoas e, caso tenha dúvidas ou opiniões, entre em contato e vamos conversar sobre as soluções para os desafios de garantir a motivação e o desenvolvimento de equipes na sua organização.


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Camila da Gama – Consultora de Desenvolvimento Humano e Organizacional | Life & Executive Coach

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