CULTURE, LEADERSHIP
AND HR 4.0

3 Passos para construir um Plano de Desenvolvimento Individual

KeyWord: Plano de Desenvolvimento Individual

Quer alavancar sua carreira? Então, confira nesse post, uma introdução ao Plano de Desenvolvimento Individual, uma das ferramentas mais eficazes na gestão profissional.

Sabe aquele desafio ou posição que gostaria de ocupar, mas sente que ainda não está preparado ou talvez não tenha claro o que precisa fazer para chegar lá? Ou aquele projeto de negócio que você sempre quis implantar, mas ainda não tem maturidade para tirar do papel?

E se fosse possível montar um roteiro para que você saia de onde está agora e chegue aonde gostaria de estar?

Entenda como funciona o PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) e se inspire para traçar o mapa que vai te ajudar a alcançar seus objetivos.

O PDI, sigla para Plano de Desenvolvimento Individual, é uma poderosa ferramenta para você se desafiar e alçar voos mais altos.

Antes de mais nada, o PDI é um compromisso com o seu desenvolvimento. Trata-se de um plano que sistematiza diversas ações a serem tomadas para que você conquiste certo objetivo por meio do desenvolvimento pessoal e profissional. Em outras palavras, é um roteiro para que você saia de onde está agora e chegue onde gostaria de estar. Ou, ainda, torne-se quem gostaria de ser.

Confira os passos a seguir, que irão te auxiliar no desenvolvimento inicial de um bom road map de carreira:

01. DEFINA SEU OBJETIVO

O plano de desenvolvimento individual precisa estar atrelado a um objetivo específico. Seja uma posição específica, a sua recolocação, promoção, um projeto, uma mudança de carreira ou até mesmo objetivos pessoais.

Com o objetivo em mente, o primeiro passo é entender quais são as competências que você precisa desenvolver para chegar lá. Não pense somente naquilo que precisa aprender, mas também nos seus talentos, aquilo que você deve potencializar ou aprimorar.

A estratégia deve ser focada na construção das bases, aquilo que mais te fortalece e agir também sobre os pontos fracos que estão te impedido de alcançar seus objetivos.

02. FAÇA UMA LISTA DE COMPETÊNCIAS

Apontar quais competências será o grande desafio, o ideal é contar com um especialista de carreira, que possa não só fazer esse mapeamento para você como também, avaliar como você está frente aos desafios de desenvolvimento e contexto de mercado. Porém, há alguns caminhos para você começar, tais como:

#1 – Marque um café com um profissional que seja referência na sua área, peça que ele te conte como foi sua trajetória profissional, quais lugares frequentou, o que leu, quais capacitações fez, que atitudes são fundamentais em sua área de atuação;

#2 – Busque no LinkedIn as posições que gostaria de ocupar, analise quais são os requisitos exigidos para essas posições. Lembre-se: você deve procurar entender quais são as competências técnicas e as comportamentais solicitadas para a vaga;

#3 – Esteja antenado com o mundo. Um profissional que sabe gerenciar sua carreira está atento às tendências de sua área e do mercado, ao que está acontecendo na economia, em seu país e quais são as influências externas. Informações como essas são relevantes para que você possa opinar em trabalhos de equipe ou tomar decisões, caso queira ocupar posições de liderança.

#4 – Feito este trabalho de busca, liste as competências em uma planilha separando em duas colunas, procure compreender o que significa cada uma delas e ao lado, inclua sua autoavaliação.

Veja o exemplo para uma posição de Coordenador de Marketing:

Plano de Desenvolvimento Individual

Plano de Desenvolvimento Individual

03. PRIORIZE AÇÕES PARA CONSTRUIR SEU PLANO

É bem importante desafiar-se, mas gerenciar as suas próprias expectativas também é. Afinal, não é possível desenvolver várias competências em curto prazo, por outro lado, você precisa de um ponto de partida. Então, procure priorizar da seguinte forma:

Impacto – O quanto essa habilidade contribui para o objetivo final?

Urgência – O quanto essa habilidade é necessária agora?

Desejo – O quanto você quer desenvolver essa competência?

É nessa hora que muitos profissionais começam a repensar quais caminhos seguir. Escolher competências e posições incompatíveis com os seus maiores talentos é o motivo pelo qual muitos planos não saem do papel. Então, reflita sobre seus objetivos, se está certo sobre o que quer, siga em frente com energia!

O Plano de Desenvolvimento Individual pode ser de médio ou longo prazo e são planejados para durar, normalmente, de seis meses a um ano. Não pode ser muito curto, pois precisa envolver tempo suficiente para entrar na sua rotina. Mas também não pode ser muito longo, para que você consiga avaliar os resultados de tempos em tempos.

Competências Determinadas. Como desenvolvê-las?

Determine alguns desafios relacionados a cada competência. O desafio tem que te tirar da sua zona de conforto e te obrigar a aplicar a habilidade que você quer desenvolver. Assim, o desafio não envolve atitudes como ler um livro, fazer um curso ou falar com pessoas mais experientes – tudo isso servirá apenas de suporte. Exemplo: Como alguém que queira desenvolver a oratória pode se desafiar a dar uma palestra ou apresentar resultados em uma grande reunião?

Na hora de estabelecer o desafio, reflita: Qual seria a coisa mais desafiadora que eu poderia fazer, sendo quem você é hoje? Evite situações irreais ou que te desviem do trabalho. Também busque associar os desafios a coisas que você precisaria fazer cedo ou tarde, como é o caso de dar uma palestra.


Continue acompanhando nossos artigos e dicas sobre Gestão de Carreira, caso tenha dúvidas ou opiniões, entre em contato e vamos conversar sobre as soluções para os desafios de garantir o seu desenvolvimento profissional.


NOSSAS REDES SOCIAIS

FACEBOOK – https://www.facebook.com/dhoconsultingbrasil

INSTAGRAM – https://www.instagram.com/dho_consulting/

LINKEDIN – https://www.linkedin.com/company/dhoconsulting/


Camila da Gama – Consultora de Desenvolvimento Humano e Organizacional | Life & Executive Coach

Mentalidade de Crescimento

Vamos conversar?.

Se você está interessado e quer saber mais sobre como fortalecer sua equipe de líderes e a cultura de sua organização, entre em contato conosco.
plugins premium WordPress

Ficou interessando?.

Se você quer saber mais sobre como fortalecer sua equipe de líderes e a cultura de sua organização, entre em contato conosco.