CULTURE, LEADERSHIP
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People Analytics – A metodologia que está Revolucionando a área de RH

People Analytics

KeyWord: People Analytics

Camila da Gama, Founder da DHO Consulting, Especialista em Gestão Estratégica de RH e Ricardo Pereira, Head da Rookau, Especialista em Estratégia, Inovação e Performance, realizaram uma live no Instagram da DHO para dar uma palinha do que será abordado no Workshop de People Analytics.

Se você não conseguiu assistir ao vivo, ela ficou gravada no IGTV da DHO Consulting, clique aqui para acessar.

Durante quase 1 hora de conversa, trouxemos insights para você que atua dentro do Recursos Humanos. Separamos alguns pontos para você guardar:

O RH tem um papel primordial dentro da estratégia de negócio da empresa

Normalmente o investimento em pessoas é o mais representativo dentro da organização, e é papel do RH fazer com que este investimento gere valor para a organização de forma tangível (dados!), sempre alinhado aos objetivos estratégicos.

Aplique ambidestria organizacional

Uma empresa ambidestra consegue trabalhar em dois cenários de forma simultânea, sendo o de competitividade e o de excelência organizacional.

O RH deve olhar para fora (também)

No momento em que vivemos, além de olhar para dentro da organização, o Recursos Humanos precisa urgente entender o que acontece lá fora.

Buscar tendências e entender o mercado tecnológico, que antes era muito mais uma função do Marketing, também virou função do RH. O que os concorrentes estão fazendo em gestão de pessoas? Muitas empresas já trabalham com a metodologia de People Analytics, People Experience, Design Thinking e outros métodos dentro do RH.

O RH precisa ser uma fonte de competitividade

Não adianta ter somente eficiência operacional, aprimorando os processos de recrutamento, seleção, cargos e salários. É preciso trazer uma visão estratégica para gestão de pessoas, pois é isto que vai agregar valor ao negócio.

Cultura orientada a dados

O RH precisa desenhar as metas com a organização. Não focar somente em metas corporativas ou coletivas, e sim individuais, de análise de performance e resultados. Mas não adianta só ter as metas desenhadas, é preciso saber como coletar, armazenar, mensurar e traduzir os resultados em informações. E é aí que entra o People Analytics.

Uma afirmação sem dados é só uma opinião

Atualmente, muitas empresas e o RH ainda tomam decisões baseados somente no feeling, o que dá margem para “achismos”, vieses de preferências pessoais, perdendo o foco do que traz resultado, do que é assertivo e do que é justo. Porém, aplicando a metodologia de People Analytics, tendo uma estrutura lógica que reúne, organiza e interpreta os dados relativos às práticas de gestão de pessoas, o RH pode suportar a tomada de decisão estratégica e ser mais que um parceiro de negócio.

People Analytics


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