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Padrões de Comunicação e Comportamento das Lideranças: O que fazer e o que não fazer em relação ao Home Office

Padrões de Comunicação e Comportamento das Lideranças: O que fazer e o que não fazer em relação ao Home Office

KeyWord: Padrões de Comunicação e Comportamento das Lideranças

Conforme o ambiente de trabalho se transforma, líderes devem pensar qual é a melhor maneira de ajustar seus padrões de comunicação e comportamento para oferecer mais daquilo que seus funcionários precisam e ao mesmo tempo, menos do que pode impedi-los de serem bem sucedidos.

Padrões de Comunicação e Comportamento das Lideranças

Neste artigo, queremos trazer a reflexão de como entender quais fatores são necessários e quais são desnecessários para atender as necessidades dos colaboradores. São pontos importantes, para que os líderes possam alavancar o engajamento de suas equipes em momentos críticos e superar desafios.

Confira a seguir o que fazer e o que não fazer, como liderança, durante a comunicação com a sua equipe.

Vamos começar com quais ações são realmente necessárias:

Prioridade e foco

Nesse momento, cabe ao líder determinar quais são as prioridade e o que deve estar em foco. A partir desta definição, líderes e colaboradores poderão determinar os planos de ação para alcançar as metas e objetivos definidos com cronogramas estruturados. É importante compartilhar com os colaboradores, as principais preocupações em relação às entregas apontando prazos e responsáveis. Garanta que todos estejam alinhados e saibam o que fica a cargo de cada um. Coloque-se à disposição para esclarecimentos e estabeleça a frequência e data em que farão reuniões de follow up.

Conexões informais e mentoria

Novos cenários pedem novas formas de conexão. Mantenha os colaboradores motivados, trabalhe aspectos emocionais, fortaleça a cultura organizacional para garantir engajamento, prezando por relações de autonomia e confiança. Neste caso, diversifique as pautas. Ou seja, não marque conversas somente para verificar se tarefas estão sendo feitas, mas para tratar sobre aspectos de desenvolvimento. Também vale incluir momentos de descontração com o time. A resposta a esse contexto é incrivelmente efetiva e positiva!

Padrões de Comunicação e Comportamento das Lideranças - Novos Cenários

Planejamento de médio prazo e mobilização

Se você já tinha um plano de ação estabelecido, com certeza deverá ser revisto. Não é preciso abandoná-lo, mas sim fazer os devidos ajustes considerando e analisando o novo cenário. Assim você pode reunir as informações mais relevantes e determinar objetivos e metas que sejam alcançados em médio prazo, mobilizando a equipe em torno delas. Não deixe sua equipe sem resposta em relação ao futuro, mesmo que ele pareça incerto é possível desafiar a equipe a gerar novas ideias e novas oportunidades. Se for o caso, também vale incorporar nas ações de curto e médio prazo, aquilo que aparentemente vocês julgavam não terem tempo, como melhoria e otimização de processos da área.

E quais ações são desnecessárias?

Sobrecarga de reuniões

Quando a facilidade do espaço compartilhado é suspensa, qualquer ocasião que se beneficiava dela deve ser revista. Banir completamente a realização de reuniões não é a questão, até porque temos a tecnologia a nosso favor, porém, saber quando, como e quantas delas devem ser feitas considerando o novo cenário, é sinônimo de uma boa gestão da equipe.

Agendamentos descentralizados

Quando todas as informações se encontram no mesmo lugar, é mais fácil de encontrá-las, certo? Isso porque os colabores já sabem qual caminho percorrer para encontrar o que é necessário para realizar suas atividades da melhor forma. Sendo assim, mantenha esse método. Sendo assim, crie um esquema de comunicação com pautas fixas, agrupadas e organizadas. Agendar coisas a todo momento sobre vários temas aleatórios, pode tornar-se um gatilho de estresse.

Ter de reportar a qualquer ruído comprometendo o que é importante de fato

Excesso de controle invariavelmente leva a perda dele. Confie que mesmo em momentos de crises e novos cenários de atuação, seus colaboradores saberão lidar com imprevistos e problemas. Além disso, se você, como líder, estiver ao alcance de todos e disponível, poderá auxiliá-los sem maiores complicações. Alinhe formas de mensurar os resultados sem ter que cobra-los a todo momento. Caso perceba que expectativas não estão sendo atendidas, aplique a ferramenta mais poderosa do líder: Feedback.

Aqui é importante ressaltar que o feedback é de mão dupla, você também deve entender como pode apoiar o profissional nesse cenário. Outro ponto, atenção para não regredir na gestão e microgerenciar as atividades da área por estar inseguro frente às mudanças organizacionais.

Presumir que todos estão com mais tempo livre

Cuidado, esse é um erro comum! A quantidade de tempo diário de trabalho ainda é a mesma, foi a administração de tempo que se alterou. Saiba como se adaptar, como fazê-la de forma efetiva e adequada. Você já tinha uma avaliação do que sua equipe era capaz de entregar antes do isolamento. Então, não sobrecarregue o time com a ilusão de que têm mais tempo. Outra questão, é que deve-se levar em consideração que muitos profissionais estão se desdobrando para cuidar dos filhos, o momento exige equilíbrio e flexibilidade. Alinhe qual é o melhor momento para as entregas e para as comunicações.

Demonstre empatia, aplicando liderança situacional.

E o que você, como Líder, deveria policiar em suas ações?

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Além dessas questões levantadas anteriormente, é igualmente importante saber o que não fazer nestes novos cenários quando está na posição de liderança.

São dois pontos que podem parecer simples mas são relevantes para a gestão dos colaboradores.

Primeiramente o líder deve se policiar para não travar instintivamente com várias métricas e regras. Isso pode atrapalhar o andamento da gestão e comprometer as atividades que já precisam ser reavaliadas dentro do novo cenário.

Em segundo lugar, lembre-se que grupos diferentes têm necessidades diferentes. É preciso reconhecer os desafios profissionais e pessoais de cada membro da sua equipe. Acreditar que as soluções são as mesmas para todos os colaboradores, pode resultar na perda da confiança. O tempo investido nesses cuidados refletem em um time e liderança muito mais eficiente.


Com estas reflexões podemos perceber a importância do líder no futuro de uma organização, principalmente em momentos decisivos. E por isso, queremos ajudá-los a repensar o papel dos gestores nas empresas durante todos os períodos em serão atravessados, da crise ao sucesso.

Continue acompanhando nossos artigos com temas sobre Gestão Estratégica de Pessoas e, caso tenha dúvidas ou opiniões, entre em contato e vamos conversar sobre as soluções para os desafios de garantir a motivação e o desenvolvimento de equipes na sua organização.


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Camila da Gama – Consultora de Desenvolvimento Humano e Organizacional | Life & Executive Coach

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