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Competências para o Novo Normal – Como empresas e profissionais podem se preparar

Competências para o Novo Normal – Soft Skills e Habilidades do Futuro

KeyWord: Competências para o Novo Normal

A 4ª Revolução Industrial acelerou a necessidade de cultivar uma mentalidade de crescimento, para permanecermos relevantes e adaptáveis às mudanças.

Competências para o Novo Normal - Soft Skills e Habilidades do Futuro

Esta nova era também nos mostrou a importância de co-criar para resolver problemas complexos de forma criativa, usando a empatia, a lógica e o pensamento inovador. Também nos inclinou a utilizar tecnologia, os dados e a inteligência artificial ao nosso favor.

E agora, uma crise de proporções globais, nos exige mais do que nunca, a capacidade de aplicar competências para interagir, construir relacionamentos e mostrar a autoconsciência necessária para trabalhar de forma eficiente com outros, pessoal ou virtualmente. Temos muitos desafios, mas também muitas oportunidades.

Pensar no futuro do trabalho pode nos dar uma certa ansiedade e insegurança, mas o momento é de aprendizado e se encararmos a realidade com inteligência emocional, podemos estratificar cada pedacinho dessa mudança e ir trabalhando ponto a ponto, um dia de cada vez.

O importante, é não nos deixar paralisar pelas mudanças, um comportamento que muitas vezes nos é natural, mas quando nos colocamos conscientes, podemos vencer essa barreira.

Sabemos que, infelizmente, a capacidade de aproveitar essas oportunidades e administrar possíveis obstáculos não está uniformemente distribuída. As populações mais vulneráveis podem enfrentar muitas desvantagem no futuro, devido à falta de conhecimento ou meios para se adaptar a essas mudanças. Então, aqui também cabe falarmos de empatia. Ter empatia não é somente demonstrar sua virtudes para com o próximo, ela também é uma necessidade econômica e social.

Então, é hora de se descobrir e se reinventar, se fizermos uma análise do nosso momento atual e das competências que precisaremos para futuro, chegaremos a conclusão que o futuro é agora.

Competências para o Novo Normal

É HORA DE REINVENTAR O DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

Estamos em uma época de revolução ligada às habilidades socioemocionais, percebemos cada vez mais que muitas dessas habilidades não são ensinadas nas faculdades ou pós-graduações, mas que são fundamentais para o crescimento da empresa e das pessoas.

Esse cenário confirma a necessidade de adequarmos a forma como desenvolvemos as pessoas e também como geramos autoaprendizagem. E, antes de mais nada, precisamos valorizar as soft skills, tais como a inteligência emocional, criatividade, liderança e influência social que aparecem ao lado de habilidades técnicas, como programação e análise de sistemas.

Com base nisso, o Fórum Econômico Mundial listou as habilidades profissionais mais importantes até 2022:

1. Pensamento analítico, crítico e inovador
2. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem
3. Criatividade, originalidade e iniciativa
4. Design de tecnologia e programação
5. Raciocínio, resolução de problemas e ideação
6. Liderança e influência social
7. Inteligência emocional
8. Análise e avaliação de sistemas

Essa lista mostra que o sucesso no futuro próximo está relacionado as soft skills e que também já é uma realidade para grande parte das empresas que estão decidindo pela construção de uma cultura organizacional inovadora, marcada pelo propósito, confiança, autonomia e diversidade.

Essas empresas acreditam na mentalidade de crescimento, que significa inspirar paixão pela aprendizagem desde cedo, talvez acima de qualquer outra coisa, para que as pessoas prosperem à medida que a economia e o mercado de trabalho evolua. Em de 2012, no livro Mindset, a professora de Psicologia de Stanford, Carol Dweck, sugere que: “Numa mentalidade de crescimento, as pessoas acreditam que suas competências mais básicas podem ser desenvolvidas através da dedicação e do trabalho árduo… essa visão cria uma paixão pela aprendizagem e uma resiliência que é essencial para uma grande conquista”.

Porém, mesmo com essa realidade, ainda existem empresas que falham, quando ignoram o seu próprio papel no desenvolvimento das soft skills de suas equipes, insistindo em procurar colaboradores “prontos”, com todas as habilidades profissionais desenvolvidas ou não priorizando a necessidade de desenvolvimento das equipes.

Apesar de muitos gestores entenderem a urgência de desenvolver as habilidades necessárias para o futuro, muito pouco tem sido feito nesse sentido. Mesmo em um momento, em que conhecimento está disponível de forma abundante, ainda é comum líderes não darem atenção ao desenvolvimento da equipe e do seu próprio desenvolvimento.

Mas então, como as organizações podem trabalhar como corresponsáveis pelo desenvolvimento destas habilidades nas suas equipes?

Para auxiliar nesse processo, reunimos 4 passos que podem ser colocados em prática e um bônus ao final.

Passo 01. Caso necessário, deve-se promover uma profunda mudança de mentalidade na organização

É importante que as empresas conscientizem seus líderes de suas atribuições, enquanto formadores de pessoas e mudem a mentalidade de que o colaborador já está pronto por apresentar bons resultados técnicos ou grandes titulações. O líder pode e deve investir na mentalidade de crescimento e também é responsável por apoiar o profissional a fazer as transições necessárias para adaptar-se às mudanças. Mesmo o profissional mais maduro, ao se deparar com um novo desafio, não estará “pronto”.

Ninguém nasce com domínio sobre todas as habilidades técnicas e sociais necessárias para o um mercado de trabalho tão dinâmico. Por isso, mudar para uma mentalidade baseada na aprendizagem e qualificação contínuas é tão importante. A abertura ao desenvolvimento profissional e pessoal precisa fazer parte da cultura da empresa.

Passo 02. O RH deve ser um vetor de desenvolvimento contínuo

Mais do que nunca, o papel do RH é ser o embaixador da aprendizagem e da qualificação contínua.

Afinal, a realização de treinamentos corporativos esporádicos, desconectados entre si e sem uma estratégia coerente de desenvolvimento de pessoas, não é mais compatível com o trabalho do futuro. É necessário defender uma trilha de desenvolvimento que se entrelace com a estratégia da empresa.

Passo 03. Identificar quais habilidades precisam ser desenvolvidas

Este passo exige um olhar analítico da organização e do RH, quanto às habilidades que precisam ser desenvolvidas para que os colaboradores possam alcançar os melhores resultados, mapear as dores de cada área, o que aproxima e o que distancia as pessoas dos resultados.

Fazer essa análise requer uma grande carga de sensibilidade, pois pressupõe identificar os pontos fortes e os pontos de aprimoramento dos colaboradores para, depois, encontrar as melhores estratégias de superação dessas lacunas.

Habilidades como autonomia na resolução de problemas, pensamento crítico, criatividade e inteligência emocional precisam ser demonstradas por meio de evidências comportamentais, a tarefa de mapeá-las e mensurá-las é um pouco complexa, mas esse processo é fundamental para garantir a alta performance dos colaboradores.

Competências para o Novo Normal

Passo 04. Agora, que tal elaborar uma trilha de desenvolvimento?

Depois de preparar a base com uma mudança de mentalidade guiada pela aprendizagem contínua, tendo o RH como vetor de desenvolvimento e identificando quais lacunas devem ser superadas, o próximo passo é elaborar um plano estratégico para desenvolver as habilidades do futuro. Isso pressupõe uma trilha de desenvolvimento para todos os níveis da organização de forma contínua, não se trata de treinamentos pontuais, se trata de desenvolvimento estratégico.

Vale destacar que estamos em um momento complexo que exige proatividade, então, uma alternativa eficaz é oferecer opções ao colaborador, para que ele possa assumir um papel protagonista no seu próprio desenvolvimento. Ou seja, caminhos, ações, ferramentas de suporte que mostrem alternativas de como ele pode desenvolver determinada habilidade. É importante, que fujamos dos caminhos tradicionais e busquemos alternativas experienciais e de construção do próprio profissional, com apoio de um mentor que pode ser o próprio líder ou um consultor externo.

É importante que haja uma integração entre colaboradores e a empresa, para que o planejamento dos planos faça sentido para ambos. O plano de desenvolvimento ideal é aquele que conseguirá conciliar expectativas do profissional e o da empresa.

PARA FINALIZAR, O BÔNUS:

Na lista de habilidades do futuro que trouxemos neste artigo, queremos, nesse momento, destacar uma: a Inteligência Emocional.

Independente da área de atuação e cargo, a inteligência emocional é fundamental para todo e qualquer profissional, e é essencial, por exemplo, saber gerenciar conflitos, ter êxito nos relacionamentos com outras pessoas e também usar aquela emoção do momento a seu favor.

Entender e gerenciar as emoções que nos cercam no mundo profissional e pessoal aumenta nossas chances de sucesso. Muitas pessoas têm lacunas em relação a Inteligência Emocional.

Queremos te ajudar a perceber se você faz parte desse grupo! Por isso, preparamos uma Autoavaliação de Inteligência Emocional, que você pode acessar por esse [LINK].

Não perca a oportunidade de entender qual é o seu nível de desenvolvimento em relação a essa competência tão importante.


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Camila da Gama – Consultora de Desenvolvimento Humano e Organizacional | Life & Executive Coach

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