Como você tem cuidado da sua marca pessoal?

15 de agosto de 2018 - Artigos / Dicas

Se algum dia a marca da empresa em que você trabalha não estiver no seu cartão de visitas, qual estará? O que representará sua marca pessoal? Você mesmo sabe quem é, seu propósito, seus atributos e como pode contribuir?

Estabeleça um foco para sua marca pessoal. Conheça a si mesmo e seu diferencial, assim como cuidar da marca de uma empresa, produto ou serviço, será necessário saber quais são seus atributos. Por exemplo, se comunicação é seu ponto forte, explore e trabalhe esse ponto. Realize uma autoanálise aprofundada sobre suas características e demonstre convicção do que é capaz de fazer. É importante ser consistente, confiável e demonstrar legitimidade. As pessoas devem reconhecer a sua marca por aquilo que você representa na sua área de atuação. Além disso, use aquilo que te torna único, empresas que se destacam no mercado usam o seu diferencial para chamar a atenção do público, mesmo que seja algo intangível.

Aponte onde deseja chegar profissionalmente na sua vida, para quem não tem meta, nem foco, qualquer caminho e lugar lhe serve. Um dos objetivos de fortalecer a sua marca pessoal é fazer com que os outros anseiem o que você pode atingir, e, para isso, é necessário que você saiba bem aonde quer chegar. Planeje suas ações e as utilize como forma de cativar aqueles à sua volta.

Não tenha medo ou envergonhe-se dos seus fracassos, todos nós os temos… Cair é tão importante quanto levantar, foram as quedas que te deram a oportunidade de aprender. Então, orgulhe-se! Sua trajetória fez com que construísse sua marca da forma como ela é hoje. Prepare-se para compartilhar o que aprendeu e como cresceu com os altos e baixos da sua vida, não tenha medo de se expor. Leve a vida com mais leveza e prepare-se para contar sua história.

Prepare a sua narrativa. Uma boa forma de preparar sua narrativa é aplicar o storytelling, que é a prática de se contar uma boa história. Ou seja, uma história que consiga reter a atenção do interlocutor – esteja ele onde estiver – e que, de preferência, marque-o, fique em sua memória. Uma narrativa bem articulada, com começo, desenvolvimento e final específicos, e que de alguma forma capture o público. Vale a pena aprofundar-se no método e praticar para levar às pessoas o que é relevante sobre sua marca pessoal.

Educação contínua. Manter-se em aprendizagem e desenvolvimento contínuo é essencial para manter a manutenção da sua marca pessoal. Não pense que isso tem relação somente com cursos e treinamentos. Interação, compartilhamento e troca são as palavras chaves desse processo. Busque adquirir e também compartilhar conhecimento. Participe de grupos de discussão, colabore com amigos e colegas por meio de trabalhos cooperativos. Procure diversificar sua rede de relacionamento, abra espaço para conhecer outras formas de pensar e aprender com pessoas fora de área de atuação. Arrojar em frentes que extrapolem a sua área de competência e de expertise, crescendo em seus posicionamentos.

Networking sempre! Hoje você está tranquilo, bem empregado ou sua empresa está estável? Quanto da sua agenda é dedicada para sair para tomar um café com aquele colega do passado ou então participar de fóruns para gerar novos contatos? Você não tem tempo para isso? Afinal, está muito ocupado mantendo seu emprego ou sua empresa. Certo?

Não! Errado!

Fortalecer e manter sua marca pessoal não é algo que se faça sozinho. Esse é um dos pontos mais importante da gestão da sua marca. Suas relações com outros indivíduos constroem sua marca. Seus contatos poderão ser “os meninos (as) propaganda” da sua marca. Isso não significa que você deva buscar agradar a todos, mas sim gerar relacionamentos e se conectar com os outros de forma sincera e construtiva. Demonstrar o valor do seu trabalho é essencial, mas esse valor também precisa estar em linha com a necessidade das pessoas.

Uma estratégia interessante é mapear quem são as pessoas importantes no seu segmento e fazer uma lista com as conexões que você precisa estabelecer. Este é um bom ponto de partida para começar a buscar caminhos para chegar até elas.

Fortaleça seus relacionamentos com sua rede e veja como isso se reflete em sua marca.

Estabelecer sua marca pessoal pode ser o passo que faltava para ver sua carreira ou seu negócio decolar. Focar em suas metas, continuar atualizado e ficar atento ao que te faz único, pode em pouco tempo, aumentar o valor da sua marca pessoal e alavancar os resultados da sua vida. Pense nisso!

 

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Segue algumas indicações de livros e vídeo:

 

Camila da Gama – Consultora de Desenvolvimento Humano e Organizacional | Life & Executive Coach

Especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional, com mais de 15 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais. Possui expressiva atuação em projetos de desenvolvimento e transformação organizacional com foco em cultura e gestão da mudança. Liderou inúmeros projetos de desenvolvimento, endomarketing, estratégias de remuneração, programas para líderes e equipes, gestão de indicadores, gestão da performance e clima organizacional em processos de transição e mudança.

Graduada em Administração de Empresas, pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pela Fae Business School e aluna do MBA Executivo em Economia e Gestão Estratégica de Mercado da FGV.

Atualmente é consultora da área Gestão Estratégica de Pessoas e Coach, certificada pela SLAC – Sociedade Latino Americana de Coaching.

– O propósito de seu trabalho é explorar as potencialidades das organizações e profissionais, propondo estratégias que os apoie a atingir resultados sustentáveis para seus negócios e carreiras, fazendo com que despertem sobre a capacidade de ir além, inspirando-os a tornarem-se melhores versões de si mesmos com foco no protagonismo e na evolução contínua.

E-mail: contato@camiladagama.com.br